Um SoC é praticamente um computador em um chip - já contendo processador, memória, periféricos,... No caso do ESP8266 o periférico que o diferencia é a interface wifi (IEEE 802.11). Além de wifi, ESP8266 tem portas seriais (RS232), portas de entrada e saída analógica e digital mas nem sempre elas são acessiveis externamente.
No Brasil o membro da família mais fácil de encontrar no varejo comum é o ESP8266-01 com firmware "oficial", por exemplo em http://www.filipeflop.com/pd-1f55ad-modulo-wifi-esp8266-esp-01.html?ct=41d98&p=2&s=1 O ESP-01 além do TX e RX da interface serial tem duas portas de IO (GPIO0 e GPIO2) acessiveis externamente e 512kbytes de memória FLASH. O firmware "oficial" pode ser encontrado em http://espressif.com/.
Até agora parece que é tirar do envelope e usar, mas...
1-) Todos os ESP são alimentados a 2.7-3.6V, e os pinos não são preparados para sobretensão então não dá para conectar diretamente a maioria dos arduinos e sensores, que funcionam a 5V.
2-) O regulador de tensão do arduino e do FTDI232 (até 150mA) não suporta a carga de um ESP (até 300mA). 2-) O firmware oficial é baseado em comandos AT (o que não é um problema, mas é estranho num mundo em que se fala em serviços e APIs). A linguagem é pobre para a variedade de usos do componente.
3-) Tem muitas funcionalidades ativadas pelas condições em que é ligado, mas é mal documentado. Há dois anos atrás era muito trabalhoso descobrir como usar direito (tanto o hardware quanto o software).
Era um componente difícil de usar, mas pelo interesse e esforço de empresas e comunidades foram destrinchando o funcionamento e criando facilitadores para usar o dispositivo:
1-) NodeMCU é uma placa IoT open source baseada em ESP com firmware adaptado (NodeMCU Lua);
2-) Arduino IDE versão 1.6.5 e superiores permite incluir placas novas e baixar os arquivos de suporte automaticamente;
3-) ESP8266.com é uma comunidade onde foi desenvolvido o firmware NodeMCU Arduino (http://www.esp8266.com/viewforum.php?f=25&sid=d777d5b91c608688faae30c23670e15b). Um firmware substituto que torna possível programar o NodeMCU usando Arduino IDE.
Wittyboard é um conjunto programador+ESP8266-12F em duas placas separadas - ao contrário de NodeMCU que tem programador e ESP em uma única placa.
(acrescentado em 24.09.2016) Segundo https://blog.the-jedi.co.uk/2016/01/02/wifi-witty-esp12f-board/ (ainda não chequei) o led RGB está conectado em :
vermelho = GPIO15, verde = GPIO12, azul = GPIO13.O botão está em GPIO4 com um PULLUP então pressionado a leitura é LOW (NOTA: no Arduino quando um pino é INPUT_PULLUP a leitura é invertida: solto a leitura é LOW apertado a leitura é HIGH.
Interessei-me por ele pois tinha achado no mercado livre Brasil e pareceu possível trocar o breakout com o ESP8266-12F por um ESP-07 (tenho alguns com firmware indeterminado) e um punhado de resistores.
O video mostra a placa funcionando depois que consegui programá-la.
Segui as instruções em https://yoursunny.com/t/2016/WittyCloud-first/ para instalar e configurar as ferramentas de programação e enviar o primeiro exemplo.
Achei muitos pontos interessantes:
0-) O ESP ligado a um FTDI (ou similar) ainda precisa de circuitos auxiliares para ser programado. O programador do Wittyboard tem esses circuitos.
1-) a construção da placa permite separar o programador do ESP e consequentemente facilita adaptações no circuito para poder programar outros ESP.
2-) a programação dispensa apertar botões - o programador faz um truque com DTR e RTS.
3-) NodeMCU Arduino regrava toda a memória flash do ESP a cada upload, então ESPs comprados com firmware indeterminado são "corrigidos" e passam a funcionar.
Wittyboard consists in an ESP8266-12F and circuitry to connect it to the USB port separated in two boards. It enable us to flash programs into ESP using arduino IDE. I found the instructions to install the programming tools at https://yoursunny.com/t/2016/WittyCloud-first/
advantages I noticed:
0-) ESP connected do FTDI (or similar) still require additional circuitry to be programmed. Wittyboard has the circuitry.
1-) board physical configuration enable us to separate programmer from ESP breakout board. It facilitates circuit adaptation to connect other ESP (I made it with ESP-07).
2-) No need to press buttons to flash ESP. Circuit uses DTR and RTS serial signals to "do the trick".
3-) NodeMCU Arduino reflashes ESP on each upload so ESPs with unknown firmware are "corrected" and start functioning.
Nenhum comentário:
Postar um comentário