terça-feira, 24 de julho de 2018

Resistência elétrica e "Lei de Ohm"

    Para simplificar vamos limitar os circuitos àqueles mais comuns, por exemplo o da lâmpada da sala, há pelo menos uma fonte de energia e pelo menos um consumidor de energia, lembre que os fios que conectam lâmpada à tomada são parte do circuito. Depende de você avaliar se são ou não significativos e isto depende do seu objetivo nesse estudo. Aqui deseja-se apresentar a Lei de Ohm e para isso podemos negligenciar os fios.

   Diferentes materiais deixam as cargas passar através deles com maior ou menor facilidade. Em geral metais deixam as cargas passar com mais facilidade, plásticos e borrachas deixam as cargas passar com menos facilidade. Essa característica dos materiais é chamada resistência elétrica, geralmente denotada por R e medida em Ohms).

   Em uma grande variedade de materiais (mas não em todos!), tensão, corrente e resistência se relacionam pela fórmula V=R*I (Lei de Ohm). Experimentando com esta fórmula, num mesmo material, ou seja, a resistência é a mesma, submetido a uma determinada tensão, passa uma determinada corrente. Se dobrarmos a tensão, a corrente dobra também.

   Usando a fórmula de outra forma possível, diferentes materiais submetidos à mesma tensão deixam passar diferentes correntes. Quanto maior a resistência elétrica, menor a corrente, quanto menor a resistência elétrica, maior a corrente. Materiais com "baixa" resistência elétrica são chamados condutores elétricos e material com "alta" resistência elétrica são chamados isolantes elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário