terça-feira, 24 de julho de 2018

Sobre pele e eletricidade

Condutores elétricos são materiais que oferecem pouca resistência à passagem de cargas elétricas, isolantes oferecem muita resistência. A definição de resistência elétrica está na próxima seção.

Comparada a metais, a pele está mais para isolante que para condutor elétrico. Até certas tensões a corrente elétrica que passa pela pela é baixa a ponto de não ser sentida. A pele nos protege de sentir choques elétricos.

Pele fina e pele molhada protegem menos que pele seca. Consequentemente, com menor "voltagem" (tensão, potencial elétrico), sente-se choque na língua ou dentro da boca, comparado às mãos ou aos pés.

Em geral nas mãos, braços, pés, tensões até 12V não provocam sensação de choque. Quando eu estagiava no "Distribuidor Geral" de telefonia, frequentemente tocava em conexões e fios a 48V. Eu e outras pessoas, já sentíamos choque a essa tensão. Vindo sem aviso, dá um susto, sem maiores conseqüencias.

Em computadores em funcionamento normal, exceto pela tomada de alimentação de energia e pelos circuitos internos da fonte, as tensões não superam 24V. Em condições normais, não se sente choque tocando na placa-mãe do computador ou em um arduino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário