domingo, 7 de agosto de 2016

Eletricidade Básica - 4 Datasheets - condições de funcionamento típicas e condições máximas de funcionamento

Apelando ao senso comum, se ligarmos um equipamento (lâmpada, torradeira, batedeira, ...) que funciona somente com 110V em uma tomada de 220V o equipamento queima*.

Nesse evento doméstico a tensão típica de funcionamento do equipamento é 110V, em geral o equipamento nem ligará se conectado a uma tensão menor e queimará se ligado a uma tensão maior.

Todo equipamento elétrico tem (ou deveria ter) um manual contendo características típicas e máximas de funcionamento. Componentes eletrônicos certamente tem tais manuais, eles geralmente estão em inglês e chamam-se datasheet (será muito comum procurar um datasheet na internet).

Resistores também tem manuais, veja um neste link para o resistor CR-25 em alldatasheets.com. Nele há dimensões típicas, tensão de trabalho, potência, e uma curva de compensação por temperatura do ambiente (derating curve). O resistor mais usual nas lojas de varejo de componentes eletrônicos no Brasil é o CR-25. Segundo o manual, seu comprimento típico é de 6,5mm, diâmetro típico de 2,5mm.
A tensão máxima de trabalho é 250V (se passar desse valor o isolamento pode falhar, por exemplo), a potência dissipada por ele é de 0,25W à temperatura ambiente de 70 graus Celsius. À medida que a temperatura do ambiente sobe, a potência que pode ser dissipada pelo resistor diminui. Passando da potência dissipada, o resistor pode esquentar até queimar (inclusive literalmente).

Lâmpadas de filamento eram o tipo mais comum no Brasil até alguns anos atrás (estamos em 2017). O comportamento elétrico dessas lâmpadas era muito parecido com o de um resistor. Essas lâmpadas, e também as fluorescentes estão sendo substituídas rapidamente por LED (Light Emitting Diode).

LEDs são as lâmpadas do arduíno - o "Olá Mundo" do arduíno é colocar um LED para piscar. Para entender bem um LED (no próximo post) escreveremos um pouco sobre diodos.


* embora menos frequente, o gerador também pode queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário